A transformação da organização acadêmica da Faculdade SENAI São Paulo para Centro Universitário SENAI São Paulo ocorreu pela publicação da Portaria MEC nº 738, de 26 de julho de 2024.
O Centro Universitário SENAI São Paulo oferece cursos de graduação tecnológica, bacharelado e pós-graduação em setores demandados pela indústria, como Alimentos e Bebidas, Automotiva, Eletroeletrônica e Eletrônica, Gráfica, Mecânica, Metalurgia e Têxtil. Todos os cursos são aprovados e reconhecidos pelo MEC.
São oito campus na capital paulista nos bairros Brás, Mooca, Santo Amaro, Ipiranga, Vila Leopoldina, Vila Mariana e Barra Funda.
As atividades práticas acontecem em laboratórios de alta tecnologia, que reproduzem ambientes industriais com o que há de mais avançado no mundo. Assim, a partir também da integração com Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, promove-se um parque tecnológico de ponta.
A aproximação do mercado se dá por meio de projetos acadêmicos com empresas parceiras no desenvolvimento de soluções para problemas reais. Há também a conexão com empresas internacionais que abre as portas para visitas técnicas e intercâmbios ao longo da formação.
Campus Roberto Simonsen – Brás: foi credenciada em 2013 e é inserida na Escola SENAI "Roberto Simonsen", que iniciou suas atividades em 1943. Hoje, concentra suas atividades em cursos de vários níveis – de aprendizagem a pós-graduação -, nas áreas de: mecânica, telecomunicações, eletroeletrônica, mecatrônica, marcenaria e gás.
Campus Antoine Skaf – Brás: foi credenciada como Instituição de Ensino Superior em 2008. Porém, a história da unidade com o setor têxtil começa em 1958, no bairro do Brás em São Paulo, com o nome de Escola Técnica Têxtil. Tanto a Escola quanto a Faculdade possuem tradição na formação profissional da cadeia têxtil e vestuário. Os cursos são estruturados, criados e reformulados de acordo com as demandas de mercado do setor.
Campus Horácio Augusto da Silveira - Barra Funda: foi credenciada como Instituição de Ensino Superior em 2011. A unidade em si foi fundada em 1943. A partir de 1996, passou a oferecer cursos na área de panificação e confeitaria. A especialidade em Alimentos é em decorrência da gradual atualização tecnológica de plantas industriais do setor de alimentos brasileiro desde meados dos anos 90. Assim, a unidade busca atender tais necessidades e ser referência nacional em educação tecnológica e prestação de serviços na área.
Campus Mariano Ferraz - Vila Leopoldina: foi credenciada como Instituição de Ensino Superior em 2008, e é inserida na Escola SENAI Mariano Ferraz, criada em 1943. Iniciou a oferta no Ensino Superior com o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, em julho de 2008, para atender a demanda do mercado por profissionais que atuam em projetos, instalação e manutenção de máquinas e sistemas com comando programável, robôs, manipuladores e controle de nível, vazão, temperatura e pressão. Na unidade, está o Instituto SENAI de Tecnologia Eletrônica e Automação.
Campus Ipiranga: o Campus é abrigado pela Escola SENAI "Oscar Rodrigues Alves" - Unidade Ipiranga, localizada na cidade de São Paulo, que oferta cursos para as qualificações nas áreas de Climatização e Refrigeração.
Campus Anchieta - Vila Mariana: recebe o credenciamento e a aprovação do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial, pelo MEC, em 2008. A criação do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial acontece como resposta a revoluções da indústria que trouxeram a necessidade de formação de profissionais em níveis mais altos de conhecimento, habilidades e competências.
Campus Bom Retiro: o campus é abrigado pela Escola SENAI Dr. Celso Charuri - Unidade Bom Retiro, localizada na cidade de São Paulo, que oferta cursos para as qualificações nas áreas de Biotecnologia, Farmácia, Administração e Gestão, Química, Cerâmica e Plásticos, Meio Ambiente e Saúde, e Logística e Transporte. O campus oferece o curso de pós-graduação lato sensu em Biotecnologia.
Campus Conde José Vicente de Azevedo – Ipiranga: foi credenciada como Instituição de Ensino Superior em 2012. A escola em si foi criada em 1968 para a oferta de curso de formação profissional nas áreas de metalmecânica, marcenaria, tapeçaria e instalações elétricas, atendendo os diversos segmentos industriais que ocupavam a região do bairro do Ipiranga e adjacências.
Campus Theobaldo de Nigris – Mooca: iniciou suas atividades em 1998 para oferecer, inicialmente, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Gráfica. Em 2002, o curso superior passou por reconhecimento do MEC e foi avaliado com menção final “A”. A Faculdade e a Escola SENAI Theobaldo De Nigris constituem um centro integrado de formação profissional para os segmentos gráfico e de celulose e papel - desde o nível básico até a pós-graduação, bem cursos de especialização em Gestão de Embalagens e em Engenharia de Produção e Inovação.
Campus Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle - Santo Amaro: foi inaugurada como escola no ano de 1973 e credenciada como Instituição de Ensino Superior em 2013. A escola foi fruto de um acordo de cooperação técnica entre uma instituição Suíça, a Swisscontact, e o SENAI-SP, para implantar formação técnica na área da mecânica de precisão no Brasil.
Campus Aclimação: o Campus é abrigado pela Escola SENAI "Carlos Pasquale" - Unidade Aclimação, localizada na cidade de São Paulo, que oferta cursos para as qualificações nas áreas de Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Energia GTD, Energias Renováveis, em um ambiente de ensino projetado para oferecer capacitação profissional e especialização técnica. Contamos com laboratórios de Informática e oficina de Elétrica.